HISTÓRIA
Vanuzia Teixeira, é casada e tem dois filhos. É Jornalista formada desde 2002, pela Universidade de Mogi da Cruzes, e especializada em gestão de políticas públicas e terceiro setor. A primeira experiência profissional, foi como Jovem Aprendiz. No currículo empresas importantes como: Banco do Brasil, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Prefeitura do Município de Bertioga.
Em 2010, assumiu seu primeiro cargo público, quando foi nomeada assessora de comunicação da Prefeitura de Bertioga, e em 2010 assumiu a assessoria de Comissões e Conselhos Municipais, que tinha como objetivo organizar Conselhos Municipais e entidades de classes nos municípios, fortalecendo a participação e controle social.
O desafio era fazer a interlocução entre o Poder Público e a sociedade civil, tendo como ferramenta institucional o fortalecimento dos conselhos municipais. Desde então, vem aprimorando conhecimento nestas duas áreas gestão pública: que a fez entender a melhor forma de abordagem a gestão pública, e como mostrar os caminhos, e no Terceiro Setor: proporcionando com isso, a importância em perceber e buscar as alternativas para atender os anseios da sociedade civil.
Esses caminhos público e privado, a fizeram entender que ambos os setores: primeiro e terceiro, não obstante ao 2º setor, devem ter suas ações intersetoriais, integradas e com objetivos claros, pois objetivo final será o atendimento na ponta: a comunidade atendida.
Expandi esse conhecimento, primeiro na minha região, e em sequência fui convidada para assumir o cargo de diretora técnica no Estado de São Paulo, onde pude, além de aprender mais, conhecer e abrir horizontes em mais de 200 cidades paulistas, dialogando com prefeitos, secretários, deputados e vereadores para implementar a política pública e mostrar que o terceiro é fundamental para este desenvolvimento.
Os leques para cursos foram muitos, que vão desde a luta pela qualidade da merenda escolar, com o fomento do produtor rural, até cursos sobre a plataforma Brasil, na qual todos os tramites para liberação de recursos públicos para projetos, devem ser feitos por lá, entendendo os tramites do antigo Siconv. E em dezembro de 2020, tive a honra de aprovar o projeto sobre comunidades tradicionais, a ser custeado por verba parlamentar.
Nas ações voluntárias começou em 2013, quando integrou o Núcleo X - da Pessoa com Deficiência da Baixada Santista e Vale do Ribeira, assumiu também a relatoria da Câmara Temática dos Direitos da Mulher, do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Em 2015, foi eleita relatora da Comissão Regional de Segurança Alimentar (CRSANS), vinculada ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/SP), o trabalho realizado nas nove cidades da Baixada Santista (Bertioga, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente, Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá) a credenciou para assumir um cargo de Diretora Técnica, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em 2018, sob o comando do atual deputado federal Arnaldo Jardim.
No Estado, assumiu a responsabilidade técnica e de oferecer e suporte aos gestores públicos sobre a política pública de segurança alimentar e agricultura familiar de seis regiões: Bauru, Sorocaba, Marília, Presidente Prudente, Vale do Ribeira e Baixada Santista.
Atualmente compõem o Fórum Nacional e Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, secretaria-executiva do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista, Câmara Temática de Aquicultura e Pesca do Condesb, e conselheira municipal dos Conselhos de Assistência Social e Criança e Adolescente de Bertioga.

Durante as atividades em Porto Feliz/ SP

Palestra sobre segurança alimentar, em Sorocaba

